← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
O Jerivá (Syagrus romanzoffiana) é uma palmeira da família Arecaceae, também conhecido como coqueiro-jerivá, coco-de-cachorro, baba-de-boi e coco-catarro.
Essa árvore tem altura média entre 10 a 20 metros de altura, com tronco de 30 a 40 centímetros de diâmetro. Chama a atenção suas folhas, bastante longas de 2 e 3 metros de comprimento. Afora isso, tem o espádice (cacho), que também não é pequeno chega a medir 120 centímetros.
No campo e até nas cidades, não há quem não tenha visto um jerivá. Ocorre em quase todas as formações vegetais, principalmente na Mata Atlântica. Trata-se de um coqueiro e que, como o nome diz, produz uns coquinhos amarelinhos, apreciados por gente e por bicho.
Sua madeira, por ser moderadamente pesada e altamente durável (até em água salgada), costuma ser empregada no preparo de estivados sobre solos brejosos, pinguelas e trapiches. Além disso, é uma planta altamente decorativa, usada na arborização de ruas e avenidas em todo o País.
Seus frutos são avidamente procurados por várias espécies de animais (o que torna o seu plantio aconselhável em áreas degradadas de preservação permanente).
Floresce e frutifica em diferentes meses do ano, dependendo da região em que se encontra, mais frequente na primavera até o final do verão.
Planta seletiva higrófita, é encontrada em formações vegetais primarias localizadas sob solos úmidos ou inundaveis. Se encontra tambem em capoeiras.
Tucanos, sabiás, sanhaçus, sairas, sais, ties, jacus, tico-ticos, papagaios, araras, araçaris , periquitos, tuins, pica-paus, soldadinhos entre outros…
Natural do Brasil, ocorre no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, até o Rio Grande do Sul.